Oficinas Culturais e Pedagógicas

Oficinas Culturais e Pedagógicas

Produção simbólica, material e artística.

"A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível."(Leonardo da Vinci)

O que é?

São oficinas, culturais e pedagógicas, ministradas por profissionais especialistas.

Qual é o objetivo ?

Oferecer as mais variadas formas de expressão, visando a produção simbólica, material e artística.

Como?

A partir de dinâmicas interativas.

Oficinas Culturais

  • Acessa Iadhec – Arte, Artesanato e Inclusão Social: As aulas são realizadas sob a supervisão de profissionais das áreas de Artes e Terapia Ocupacional, com o objetivo de vivenciar o aprendizado de técnicas artísticas e artesanais e o desdobramento para o circuito social, incluindo organização de bazares, venda dos produtos e visitas a museus e exposições.

 

  • Laboratório de Criação e Sensações:  Aqui Camila Tannus propõe seu trabalho com sensibilização para as artes, aguçando os sentidos e trazendo vivência em artes plásticas, assim como um fazer em atelier. Como isso se dará?
    Vendo pintores e a história da arte, e também buscando olhar e tato, olfato, paladar, para que através desses estímulos sensoriais construir um fazer e aproximar as vivência artística dos alunos. “Acredito que no contato com o que propulsiona o fazer artístico nós nos cuidamos internamente.”
    “Fazer arte significa tentar traduzir como sinto o mundo, nessa tentativa me entendo melhor. Por isso penso que o fazer artístico é terapêutico em si.” Camila Tannus

 

  •  Teatro: Explorar a comunicação em sua totalidade através da construção coletiva de um ambiente lúdico e criativo. A linguagem verbal é apenas uma das possibilidades expressivas no teatro, já que a simples presença do corpo ou até o silêncio pode comunicar. Cada participante tem seu espaço e tempo para entrar em contato com a linguagem teatral, descobrir suas próprias possibilidades de expressão e criar cenas e enredos.

 

  • Dança: Oferecer oportunidades e meios para que aconteça a investigação e descoberta do corpo. Trazer à tona um corpo disponível e aberto para diferentes ritmos e estilos de dança.

 

  • Corpo e Musicalidade: Apresentar aos alunos os elementos fundamentais da linguagem musical, a partir dos quais a percepção, a expressão e a capacidade de criação musical serão estimuladas, contribuindo para a atualização das potencialidades musicais dos mesmos.

 

  • Corpo e Movimento: A Oficina de Corpo e Movimento visa promover um ambiente de prática corporal em que o aluno vai explorar ações físicas, trocas coletivas, ser estimulado e valorizado diante de suas conquistas corporais.
    Os principais objetivos são:
    • Desenvolver e aprimorar habilidades motoras que envolvem flexibilidade, velocidade e força, acionando aspectos ligados à coordenação motora e equilíbrio;
    • Realizar movimentos de diferentes qualidades expressivas e rítmicas;
    • Aperfeiçoar os sentidos tátil, auditivo, visual e cinestésico;
    • Vivenciar a socialização através de jogos e experiências que envolvem interação, imitação e o reconhecimento do corpo.

 

  • Oficina de condicionamento físico: Esta oficina tem como foco o corpo físico e seus alcances, além de socialização e bem estar. Os exercícios e práticas realizadas tem como objetivo a aceleração do metabolismo, promovendo gasto calórico, ativação do sistema respiratório e circulação sanguínea, fortalecimento do tônus muscular; aumento de resistência física e
    aprimoramento de agilidade e equilíbrio. As estratégias envolvem jogos esportivos e adaptados, deslocamentos pelo espaço no entorno do instituto, uso dos aparelhos de ginástica das praças, atividades físicas dirigidas utilizando materiais específicos. 

 

  •  Informática: Possibilitar o aprendizado das tecnologias digitais, visando que a pessoa faça uso delas de acordo com seus desejos e capacidades. Para tanto, a oficina de informática oferece diferentes possibilidades de aprendizado: das ferramentas básicas, do uso de jogos/entretenimento, uso do editor de texto Microsoft Word, da Internet e de mídias digitais – fotografia e vídeo.

Oficinas Pedagógicas

  • Oficina de habilidades cognitivas e visuoconstrutivas: Oferecer experiências para que a pessoa com deficiência possa através da percepção, atenção, associação, memória e linguagem, adquirir conhecimentos e consequentemente alcançar melhor inclusão no meio social, interagindo, portanto, com seus semelhantes sem perder sua identidade existencial.

 

  • Leitura e escrita: Promover o aprendizado da leitura e escrita às pessoas que não se apropriaram desse código de comunicação, por não terem tido oportunidade ou por não terem logrado sucesso no sistema de ensino. Além disto, pretende-se que essa oficina possibilite à pessoa estabelecer relações com objetos de conhecimento variados, de modo que os mesmos se transformem na elaboração das funções e estruturas cognitivas.

 

  • Atendimento Educacional Especializado: Oferece atividades e recursos pedagógicos específicos para aqueles que no ensino formal não logram sucesso no processo de ensino – aprendizagem. São pessoas com deficiência, sejam elas de natureza física, intelectual ou sensorial. Nestes atendimentos são desenhadas estratégias e conteúdos particulares a cada condição pessoal e única. Esta intervenção é prevista no sistema educacional para o atendimento de suas demandas (em processo de regulamentação).

O Banco de Bolsas do IADHEC – Instituto Aplicado ao Desenvolvimento Humano, Educação e Cultura tem como objetivo oferecer atendimentos e garantir a continuidade dos mesmos, para pessoas em situações de vulnerabilidade social – com deficiência e condição econômica e financeira restrita.

Os critérios adotados para viabilizar os atendimentos da lista de espera são:

  • Urgência no atendimento;
  • Comprometimento da situação econômica/financeira da família.

A avaliação será feita caso a caso pela Equipe de Coordenação do IADHEC, em diálogo com os profissionais que atuam na Instituição, não havendo hierarquia entre os itens citados acima.

Captação: As bolsas podem ser totais ou parciais, como também específica para um candidato ou uma contribuição pontual para o Banco de Bolsas, que abrange as Oficinas, o Espaço Terapêutico e a Escolaridade (Núcleo – Aprendizagem e Desenvolvimento).

Captação: As bolsas podem ser totais ou parciais, como também específica para um candidato ou uma contribuição pontual para essas oficinas.

Idealizadores e equipe responsável