Espaço Terapêutico

Transformar a dor em processo, os limites em possibilidades e o corpo em aprendizagem!

O que é?

É um espaço que reúne profissionais especializados em diversas áreas da saúde e da educação, com uma visão ampla e integrada dos processos de desenvolvimento humano.

Qual o objetivo?

Oferecer uma intervenção integral e abrangente que atenda às necessidades singulares de cada paciente. O profissional contribui para o desenvolvimento das pessoas em sua completude, procurando promover o seu bem-estar.

Nossa prática:

  • O Espaço Terapêutico acredita na colaboração entre profissionais de diferentes áreas, em que cada membro da equipe pode ampliar seu conhecimento sobre abordagens multidisciplinares e suas aplicações, para isso realiza reuniões periódicas para trocar informações sobre as pessoas que estão em atendimento;
  • Captar recursos para o Espaço Terapêutico, para ampliar o atendimento a bolsistas.

O espaço terapêutico reúne profissionais especializados em:

Psicologia

A Psicologia Clínica é uma área da ciência dedicada aos cuidados de saúde mental e emocional dos pacientes. O psicólogo realiza avaliações que buscam compreender as necessidades emocionais, comportamentais e cognitivas. A partir disto, são planejadas intervenções que abrangem desde a constituição subjetiva do paciente, até o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais, a depender da linha do profissional, capacitando-os para enfrentar os desafios do dia a dia. Além disso, orientar e dar apoio às famílias e instituições, faz parte do cuidado integrado a pessoa atendida.

Fisioterapia

O fisioterapeuta atua no cuidado e na reabilitação de forma expandida. Através de diversos métodos e técnicas, busca ampliar ou recuperar a autonomia, priorizar o bem-estar físico e social, considerando o estado afetivo e mental do paciente.

Terapia Ocupacional

O terapeuta ocupacional estimula o desenvolvimento de habilidades e implementa adaptações que possibilitem a participação com maior independência e autonomia nas diferentes áreas de desempenho ocupacional, como lazer, trabalho, educação, brincadeiras e atividades de vida diária e prática.

Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA)

A CSA é uma área de prática e de pesquisa, clínica e educacional, que se utiliza de um conjunto de ferramentas e estratégias para resolver desafios cotidianos de comunicação de pessoas que apresentam comprometimento ou ausência da fala. As pessoas com necessidades complexas de comunicação podem precisar da CSA para apoiar a sua compreensão ou a sua expressão, através do uso de símbolos que podem ser organizados em recursos de alta ou baixa tecnologia. A implementação de um sistema de CSA requer conhecer as habilidades e necessidades do sujeito, analisar suas atividades cotidianas e formar parceiros de comunicação

Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo atua nos processos que envolvem a comunicação humana e seu desenvolvimento. Responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico e terapia das funções: auditivas, motricidade orofacial, deglutição, voz, linguagem oral e escrita, fala, respiração, fluência e aprendizagem.

Terapia Alfacorporal

A terapia Alfacorporal é uma abordagem contemporânea que visa tratar o ser humano como um todo, considerando tanto as dimensões físicas quanto cognitivas, comportamentais e emocionais. Trata-se de uma terapia integrativa que vai além de um tratamento sintomático ou focado em uma única área, como a mente ou o corpo, e busca uma compreensão mais abrangente de cada pessoa, equilibrando as diferentes facetas do ser humano.

Psicopedagogia

A Psicopedagogia Clínica é uma área do conhecimento voltada para o diagnóstico e intervenção de crianças e jovens com problemas no processo de aprendizagem. O acompanhamento consiste em facilitar o desempenho, auxiliar no desenvolvimento de habilidades cognitivas e ressignificar a relação com o ato de aprender.

Conheça o nosso projeto:

Roda de famílias: conexão e cuidado

Iniciado em 2023, o projeto Roda de Famílias oferece um espaço de apoio dedicado a pais e mães de filhos com deficiência que frequentam o IADHEC, bem como a toda a comunidade interessada. Sob a condução de duas terapeutas experientes, nossos encontros mensais são momentos de acolhimento e estímulo, onde a experiência compartilhada é a principal ferramenta terapêutica.

Em cada encontro, promovemos diálogos e atividades práticas que facilitam uma compreensão aprofundada das vivências pessoais e de como essas se interligam com o mundo ao nosso redor. Essas interações não só oferecem suporte emocional, mas também ajudam a construir laços duradouros, reforçando o senso de pertencimento a uma comunidade que realmente entende e valoriza as singularidades de cada família.

Os temas explorados variam a cada sessão, permitindo que histórias individuais se entrelacem e contribuam para o fortalecimento mútuo. Venha fazer parte e descubra como a Roda de Famílias pode enriquecer seu caminho!

Mais informações: (11) 98485-6407 – flavitavares@gmail.com

Nossa Equipe

Bruno Ferrini

Bruno Antoniazzi Ferrini

Fisioterapêuta

Elisa Stain Zoiagbi

Elisa Stein Zogaib

Psicopedagoga

Natalie (1)

Natalie Calderini

Psicóloga

Flavia Tavares (2)

Flávia Tavares

Terapeuta Alfacorporal

Isabel Villar Canovas (2)

Isabel Villar Canovas

Psicóloga

2

Jéssica Alves Kobashi

Terapeuta Ocupacional

Juliana Boza Saurim (1)

Juliana Boza Saurim

Fonoaudióloga

Renata Bertolozzi (2)

Renata Bertolozzi

Terapeuta Ocupacional

Sonia Maria do Carmo (1)

Sônia Maria do Carmo

Psicopedagoga

Suzana Sato (1)

Suzana Sato

Fisioterapeuta Alfacorporal

3

Thais R Aurichio

Fisioterapeuta

Gabriela_01

Gabriela Myczkowski

Terapeuta Ocupacional

Marcelo

Marcelo Zambon dos Santos

Fonoaudiólogo

Joao Pedro

João Pedro Quintanilha

Psicólogo

Galeria