Oficinas Culturais, Corporais e Pedagógicas

Sensibilização para diferentes formas de expressão.

O que são?

São aulas/vivências que buscam proporcionar oportunidades de inclusão e participação plena na sociedade para pessoas com deficiência. Através dessas atividades, buscamos promover o envolvimento em práticas culturais, experiências enriquecedoras e ações corporais.

Objetivo

Sensibilizar para as diferentes formas de expressão e comunicação, utilizando dinâmicas interativas que incentivem a criatividade e a troca de experiências.

Como?

Através de oficinas coletivas ou individuais

Oficina de Arte Aplicada

Vivenciar o aprendizado de técnicas artísticas e artesanais através de práticas coletivas. Os participantes são convidados a expressar a sua criatividade, colaborar com suas habilidades e levados a compreender o valor social do que é produzido.

Oficina de Arte

Sensibilizar e aguçar os sentidos da pessoa com deficiência para a arte, oferecendo vivência sem artes plásticas, além de trabalhar a ideia dos sentimentos e sensações despertas por ela. Essa oficina acontece coletivamente e os alunos exercitam a atenção, a escuta e o fazer artístico.

Oficina de Teatro

Explorar diferentes formas de comunicação em sua totalidade, através da construção coletiva em um ambiente lúdico e criativo. Cada participante tem seu espaço e tempo respeitado para poder entrar em contato com a linguagem teatral.

Oficina de Informática

Aproximar a pessoa com deficiência das mídias digitais e desenvolver o aprendizado das ferramentas básicas, de jogos, uso do editor de texto e das diferentes possibilidades de uso da internet.

Oficina de Habilidades Cognitivas e Visuoconstrutivas

Aprimorar as capacidades cognitivas existentes e aguçar as não evidentes, para que a pessoa com deficiência possa executar múltiplas tarefas.

Oficina de Leitura e Escrita

Desenvolver e promover o aprendizado da leitura e escrita para pessoas com deficiência, que não se apropriaram do código escrito e desta forma, ampliar suas possibilidades de comunicação.

Oficina de Dança

Oferecer um ambiente cuidadoso e propício para que aconteça a investigação do próprio corpo. São realizados exercícios e práticas para favorecer a descoberta de um corpo sensível e disponível para vivenciar diferentes ritmos, estilos de dança e formas de expressão.

Oficina Corpo e Musicalidade

Apresentar aos participantes os elementos da linguagem musical, estimular a percepção, a expressão e a capacidade de criação.

Oficina de Corpo e Movimento

Promover um ambiente de práticas coletivas e lúdicas, em que o participante vai explorar ações e relações diversas com o outro, consigo mesmo e com o objeto. Desenvolver, aprimorar habilidades motoras, que envolvem flexibilidade, velocidade e força, e favorecer a interação entre elas com diferentes formas de movimento.

Oficina de Condicionamento Físico

Ter como foco a busca do bem-estar e da saúde da pessoa com deficiência procurando assim, atender suas particularidades e necessidades físicas. Os exercícios e práticas individuais envolvem jogos esportivos e adaptados, deslocamentos no espaço do Iadhec e no seu entorno, uso de aparelhos de ginástica presentes nas praças e atividades físicas dirigidas coma utilização de materiais específicos.

Nossa Equipe

Ana Wilmers (2)

Ana Wilmers

Oficina de Informática

Bruno Antoniazzi Ferrini (1)

Bruno Antoniazzi Ferrini

Oficina de Dança + Oficina de Corpo e Movimento

Camila Tannus 01

Camila Tannus

Oficina de Arte

Celina Gusmão 1

Celina Gusmão

Oficina de Arte + Oficina de Arte Aplicada

Fábio Felix

Fábio Felix

Oficina de Condicionamento Físico

Sofia Bicudo

Sofia Bicudo

Oficina de Arte Aplicada

Alex Andrade

Alex Andrade

Oficina de Música

Rodrigo Scarpelli 1

Rodrigo Scarpelli

Oficina de Teatro

Melany Kern (2)

Melany Kern

Oficina de Dança + Oficina de Corpo e Movimento

Luciana Novaes (2)

Luciana Novaes

Jogos e Habilidades Cognitivas + Oficina de Leitura e Escrita

Galeria