Cada um é um. É assim que olhamos para todos!
Escola de Educação Especial, em nível de educação infantil e ensino fundamental I, autorizada a funcionar por portaria da dirigente regional de ensino, publicado no D.O.E de 13/12/2001.
O projeto educacional da Escola Núcleo visa promover o desenvolvimento humano, considerando as particularidades cognitivas, afetivas e físicas de cada pessoa.
A Escola Núcleo – Aprendizagem e Desenvolvimento deseja contribuir com ideias e ações que busquem a articulação entre discursos e práticas, através da ressignificação da concepção de Escola de Educação Especial.
Acreditamos que o trabalho no âmbito educacional dos alunos com deficiência, deva ter como mola propulsora experiências que contribuam na condição de SER desse sujeito; no compasso de seu desenvolvimento cognitivo, físico e socioafetivo. Para a organização da estrutura de trabalho a ser desenvolvida, buscamos focar nas reais competências de cada um e não em suas dificuldades.
Compreendemos que a Escola de Educação Especial aceita e reconhece as diversas peculiaridades existentes em qualquer ser da espécie humana. A não negação da deficiência irá possibilitar que o trabalho da Escola de Educação Especial esteja voltado para a busca incessante de melhores condições de ensino-aprendizagem.
O processo ensino-aprendizagem envolve a relação da pessoa com o conhecimento e das pessoas envolvidas nesse processo. Deste modo, acontece a atribuição de novos sentidos e ressignificação dos conhecimentos já adquiridos. A aprendizagem deve estar a serviço de conquistas de conhecimentos que possam se converter em ferramentas que promovam o desenvolvimento humano, atendendo assim as necessidades e peculiaridades de cada aluno. O ensinante tem de estar comprometido com a existência humana e disponível para a escuta e o diálogo com o aprendente, considerando os aspectos cognitivos, físicos e afetivos de ambos envolvidos no processo. Nosso projeto é sustentado pela abordagem sociointeracionista, que considera o sujeito na sua totalidade sem marcas separatistas, entre o sujeito objetivo e subjetivo. Todavia reconhecemos que uma única abordagem não é suficiente para explicar toda a complexidade do desenvolvimento humano e estamos sempre dialogando com outros referenciais.
O processo ensino-aprendizagem, portanto, é o próprio processo de constituição do ser humano (Carmo, 2002:20-21).
A Escola Núcleo – Aprendizagem e Desenvolvimento propõe desenvolver um programa específico para o atendimento de alunos com deficiência intelectual e está consoante com o capítulo VI, artigo 58, especificamente com o § 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de No.9394/96 que apregoa: O atendimento educacional é feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular. O programa abrange os âmbitos da escolaridade e da formação profissional, procurando evitar a presença de um hiato entre eles, oferecendo, assim, oportunidade para que o aluno possa vir a assumir sua posição na sociedade.
A estrutura curricular foi estabelecida de acordo com a BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e adaptada para garantir o desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos com deficiência intelectual.
Além da adaptação da BNCC, a Escola – Núcleo Aprendizagem e Desenvolvimento organiza o Plano de Ensino dos alunos individualmente. Visa atender as diferenças individuais em decorrência das particularidades do desenvolvimento, garantindo que elas sejam atendidas.
Para que seja viabilizada essa proposta, a edição do material pedagógico e didático, considera não só as necessidades cognitivas, bem como os interesses pessoais, o que torna esse material significativo para cada um. Desta forma, pensamos e propomos atividades que atinjam os diferentes alunos. Salienta-se ainda que a edição é realizada pela Escola com a orientação dos profissionais responsáveis.
Campos de Experiências:
Habilidades socioemocionais
Elas perpassam o dia a dia das interações escolares, buscando alcançar relações interpessoais de qualidade, considerando a singularidade de cada aluno.
Áreas do conhecimento
Linguagens
1. Língua Portuguesa
Linguagem Oral: desenvolver e ampliar a linguagem oral em seus aspectos expressivos e compreensivos, seja através da fala ou do recurso da ferramenta da Comunicação Suplementar Alternativa quando necessário. Esse trabalho é complementado pelas aulas de contação de histórias, conto mítico, atualidades e teatro.
Línguagem Escrita: dar continuidade ao desenvolvimento da linguagem oral, visto que fazemos parte de uma sociedade letrada, portanto a leitura e escrita são favorecedoras de condições de interação em um contexto social mais amplo. O trabalho envolve: processo de alfabetização, produção de texto coletivo e leitura literária.
2. Arte
Proporcionar meios para que aconteça a sensibilização para as artes, aguçando os sentidos, bem como trazendo vivências em artes plásticas.
3. Educação Corporal
Experimentar maneiras de utilizar seu corpo, seus gestos e movimentos, e aprender a partir da própria forma corporal / pessoal é o principal norte dessa área. As experiências, todavia, são acompanhadas de intencionalidade educativa, ampliando as possibilidades de aprendizagem. Para desenvolver e acompanhar os processos disparados nas nossas práticas, utilizamos os conceitos do Método Corpo Intenção, que tem influenciado o desenvolvimento do nosso trabalho. Atualmente, nossa equipe conta com alguns terapeutas e educadores Alfacorporal, que vêm fazendo a ponte entre essa metodologia e a escola. Desta forma, introduzem conceitos e práticas no trabalho com os alunos, que contribuem para o fortalecimento da capacidade própria de cada um aprender, com suas respostas vivas, através de um olhar mais complexo para as interações e intervenções.
As aulas de Educação Corporal são pensadas para atender as necessidades físicas, emocionais, cognitivas e comportamentais. As diversas práticas, podem acontecer em formato individual ou coletivo.
Outras práticas corporais:
O currículo das práticas corporais é diverso, dinâmico e potente e tem como objetivo cuidar de um corpo singular.
4. Tecnologias digitais
Oferecer condições para que o aluno vivencie experiências com recursos tecnológicos (computadores, tablets, celulares e quadro interativo) que permitam a aproximação com a linguagem tecnológica, alcançando o manuseio das ferramentas básicas, uma vez que esses instrumentos estão integrados culturalmente nas sociedades letradas. Além disso, contribui no desenvolvimento cognitivo e fixação de conteúdos curriculares, bem como visa o trabalho com os recursos da Comunicação Suplementar Alternativa.
Matemática
Garantir oportunidades para que o aluno possa construir noções aritméticas presentes no cotidiano como: noções espaciais, temporais, quantitativas, assimétricas, atributos dos objetos, operações cognitivas de associar, agrupar, sequenciar e seriar. Além de estimular as noções perceptuais e funções executivas.
Ciências Humanas
Através de recursos pessoais, de vivências e de pesquisas, pretende-se que o aluno se aproprie da linguagem das Ciências Humanas – História e Geografia, para que possa entender o mundo em que vive, estando mais instrumentalizado para resolver os problemas que enfrenta no dia a dia.
Ciências da Natureza
Através de recursos pessoais, de vivências e de pesquisas, pretende-se que o aluno se aproprie da linguagem das Ciências Naturais para que possa conhecer e entender o mundo em que vive estando instrumentalizado para resolver os problemas no dia a dia.
A organização do ensino está estruturada em módulos e de forma flexível. O trabalho será desenvolvido considerando intervenções individuais e coletivas.
Após o contato das famílias com a Escola, os candidatos passam por uma observação diagnóstica, visando o levantamento de suas competências, para que sejam elaboradas propostas que atendam às suas necessidades.
Os grupos são formados por no máximo 8 (oito) alunos, sendo a proximidade do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo, o critério norteador para a organização dos agrupamentos.
O princípio teórico que orienta a forma de avaliação do processo ensino-aprendizagem, pauta-se no referencial sócio-histórico de Vygotsky.
A avaliação na Escola Núcleo é realizada de forma contínua, prevalecendo os aspectos qualitativos, em que respeita o ritmo individual de cada aluno, e considera seus aspectos sociais, afetivos e cognitivos. Ela constitui-se também, em instrumento para reorientar a prática educativa.
Ao final de cada semestre, são agendados encontros entre pais e profissionais, objetivando a troca de informações a respeito do trabalho realizado pelo aluno.
A equipe está aberta para receber os pais sempre que houver necessidade. Solicitamos apenas agendamento prévio.
A equipe do Núcleo – Aprendizagem e Desenvolvimento acredita ser importante manter encontros regulares com os profissionais que acompanham nossos alunos, buscando um diálogo constante e o estabelecimento de parcerias.
Matutino: 8h30 às 12h30
Vespertino: 13h30 às 17h30
A proposta da Educação Profissional deve manter consonância com os princípios educacionais da Escola Núcleo respeitando, a condição de SER do nosso aluno e suas reais possibilidades. Desta forma, os cursos oferecidos levam em consideração os desejos, as aptidões, as possibilidades cognitivas e socioafetivas de cada aluno. A organização flexível dos cursos garante a ampla acessibilidade formativa dos alunos, viabilizando atividades de trabalho que sejam compatíveis e respeitem as peculiaridades de cada pessoa.
Possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades individuais que assegurem ao aluno, qualificação para o trabalho.
O ingresso do aluno no curso de Educação Profissional acontece quando aluno, família e escola entendem que o aluno pode se beneficiar desta aprendizagem. As aulas, que acontecem no período vespertino, podem ser individuais, ou mesmo em grupos, a depender do cargo em que o aluno será qualificado.
O currículo, o conteúdo e a metodologia de cada curso são construídos a partir da realidade objetiva do aluno. Para isso, é discutido com o aluno e sua família seus desejos e suas possibilidades para que se possa fazer um levantamento das aptidões, e assim, construir o perfil do trabalho no qual ele será qualificado.
O curso está constituído para atender não só os alunos da Escola Núcleo – Aprendizagem e Desenvolvimento, mas também alunos da comunidade.
Diretora Escolar
Coordenadora Psicopedagógica
Coordenadora da Área de Educação Corporal
Coordenadora Pedagógica
Psicóloga Educacional
Coord. de Ed. de Mat. Pedagógico e Tec. Digital
Coord. da Com. Suplementar Alternativa
Bruno Ferrini
Camila Tannus
Celina Gusmão
Fábio Félix
Letícia Pereira Barbosa
Melany Kern
Natalie Perdigão Calderini
Natasha Melo
Priscila Criscuolo Peçanha
Rodrigo Scarpelli
Sueli de Paula Coelho
Alessandra Guedes Vieira
Vitória Villar Canovas – Fisioterapia
Satiko Hashimoto Ishimaru – Psicologia
Victor Hugo Souza Amaral – Pedagogia
Elizangela A. de Oliveira
Eduardo Mendes da Cruz
Josefa Maria de Souza
Robson Alves da Silva
Rosana Campos Ribeiro
Thiago Luiz Guardino da Silva
iadhec@iadhec.com.br
11 3845 9988 | 11 97146 2479
R. Lourenço Castanho, 72 – antigo 92 – Vila Nova Conceição – São Paulo – SP, 04507-110