Espaço Terapêutico

Atua na busca de garantir o melhor cuidado diante das particularidades e necessidades de quem nos procura.

O Espaço Terapêutico

Cuidar para expandir a vida

Transformar a dor em processo, os limites em possibilidades e o corpo em aprendizagem!

O que é?

É um espaço que reúne profissionais especializados em diversas áreas da saúde e educação.

Qual é o objetivo?

Oferecer atendimento em casos que o indivíduo apresente uma necessidade específica de trabalho.

Como?

Através de técnicas e intervenções que consideram as condições orgânicas e subjetivas nos processos/tratamentos.

O Espaço Terapêutico

O Espaço terapêutico reúne profissionais especializados em Psicologia, Psicopedagogia, Terapia Alfacorporal, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Especialistas em Comunicação Alternativa, entre outros. O principal objetivo é oferecer atendimento em casos que o indivíduo apresente uma necessidade específica de trabalho, visando o cuidado de alguma particularidade que traga dor, infelicidade, ou uma incapacidade que gere limites, mas que podem ser superados por uma técnica ou intervenção especializada e assim ajudar no bem-estar deste indivíduo em sua completude.

Como funciona

  • Uma análise das condições do sujeito será feita pelos profissionais do Espaço Terapêutico, podendo ser realizada uma investigação do histórico e diagnóstico já identificado por outros profissionais que atuam com este indivíduo.
  • Prazos de atendimento são muito variáveis dependendo do tipo de situação a ser trabalhada e a velocidade de resposta da pessoa atendida.
  • Cada atendimento, com diferentes profissionais, poderá ter custos específicos e diferenciados, e os pacientes poderão ser bolsistas ou pagantes. A captação de recursos para o Espaço Terapêutico poderá vir através de doações dirigidas a este atendimento ou dirigidas ao Instituto.

Pacientes

PACIENTE BOLSISTA EM ATENDIMENTO:

Em março de 2018 iniciamos o tratamento terapêutico de uma jovem com síndrome de Down, alfabetizada, independente, que possui boa comunicação e hoje está em um programa de profissionalização como assistente de sala de aula. Foi vítima de um atropelamento junto com a tia, que veio a falecer. Recebeu tratamento no Hospital das Clínicas (fisioterapia e psicologia) e retomou suas funções. Porém, começou a apresentar sinais visíveis de emagrecimento e comportamentos de anorexia. A família não tem recursos financeiros para um tratamento adequado.

Esta é nossa primeira bolsista do Espaço Terapêutico, recebendo terapia uma vez por semana e financiada por bolsa de um dos nossos doadores.

 

O Banco de Bolsas do IADHEC – Instituto Aplicado ao Desenvolvimento Humano, Educação e Cultura tem como objetivo ampliar os atendimentos e garantir a continuidade dos mesmos, para pessoas em situações de vulnerabilidade social – com deficiência e condição econômica e financeira restrita.

Os critérios adotados para viabilizar os atendimentos da lista de espera são:

– Urgência no atendimento

– Comprometimento da situação econômica/financeira da família.

A avaliação será feita caso a caso pela Equipe de Coordenação do IADHEC, em diálogo com os profissionais que atuam na Instituição, não havendo hierarquia entre os itens citados acima.

Captação: As bolsas podem ser totais ou parciais, como também específica para um candidato ou uma contribuição pontual para o Banco de Bolsas, que abrange as Oficinas, o Espaço Terapêutico e a Escolaridade (Núcleo – Aprendizagem e Desenvolvimento).

Captação: As bolsas podem ser totais ou parciais, como também específica para um candidato ou uma contribuição pontual para essas oficinas.

Idealizadores e equipe responsável