Cada um é um. É assim que olhamos para todos.
O Núcleo – Aprendizagem e Desenvolvimento deseja contribuir com ideias e ações que busquem a articulação entre discursos e práticas, através da ressignificação da concepção de Escola de Educação Especial.
Não nos interessa o modelo médico-pedagógico como norte para a organização da estrutura de trabalho a ser desenvolvida. Acreditamos sim, que o trabalho no âmbito educacional, dos alunos com deficiência intelectual, deva ter como mola propulsora experiências que contribuam na condição de SER desse sujeito; no compasso de seu desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo.
Compreendemos que a Escola de Educação Especial não está a serviço da segregação do aluno, quando busca não o comparar com a pessoa normal, aceitando e reconhecendo as diversas peculiaridades existentes em qualquer ser da espécie humana. A não negação da deficiência irá possibilitar que o trabalho da Escola de Educação Especial esteja voltado para a busca incessante de melhores condições de ensino-aprendizagem.