Cada um é um. É assim que olhamos para todos!
Escola de Educação Especial, em nível de educação infantil e ensino fundamental I, autorizada a funcionar por portaria da dirigente regional de ensino, publicado no D.O.E de 13/12/2001.
O projeto educacional da Escola Núcleo visa promover o desenvolvimento humano, considerando as particularidades cognitivas, afetivas e físicas de cada pessoa.
A Escola Núcleo – Aprendizagem e Desenvolvimento deseja contribuir com ideias e ações que busquem a articulação entre discursos e práticas, através da ressignificação da concepção de Escola de Educação Especial.
Acreditamos que o trabalho no âmbito educacional dos alunos com deficiência, deva ter como mola propulsora experiências que contribuam na condição de SER desse sujeito; no compasso de seu desenvolvimento cognitivo, físico e socioafetivo. Para a organização da estrutura de trabalho a ser desenvolvida, buscamos focar nas reais competências de cada um e não em suas dificuldades.
Compreendemos que a Escola de Educação Especial aceita e reconhece as diversas peculiaridades existentes em qualquer ser da espécie humana. A não negação da deficiência irá possibilitar que o trabalho da Escola de Educação Especial esteja voltado para a busca incessante de melhores condições de ensino-aprendizagem.
O processo ensino-aprendizagem envolve a relação da pessoa com o conhecimento e das pessoas envolvidas nesse processo. Deste modo, acontece a atribuição de novos sentidos e ressignificação dos conhecimentos já adquiridos. A aprendizagem deve estar a serviço de conquistas de conhecimentos que possam se converter em ferramentas que promovam o desenvolvimento humano, atendendo assim as necessidades e peculiaridades de cada aluno. O ensinante tem de estar comprometido com a existência humana e disponível para a escuta e o diálogo com o aprendente, considerando os aspectos cognitivos, físicos e afetivos de ambos envolvidos no processo. Nosso projeto é sustentado pela abordagem sociointeracionista, que considera o sujeito na sua totalidade sem marcas separatistas, entre o sujeito objetivo e subjetivo. Todavia reconhecemos que uma única abordagem não é suficiente para explicar toda a complexidade do desenvolvimento humano e estamos sempre dialogando com outros referenciais.
O processo ensino-aprendizagem, portanto, é o próprio processo de constituição do ser humano (Carmo, 2002:20-21).
A Escola Núcleo – Aprendizagem e Desenvolvimento propõe desenvolver um programa específico para o atendimento de alunos com deficiência intelectual e está consoante com o capítulo VI, artigo 58, especificamente com o § 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de No.9394/96 que apregoa: O atendimento educacional é feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular. O programa abrange os âmbitos da escolaridade e da formação profissional, procurando evitar a presença de um hiato entre eles, oferecendo, assim, oportunidade para que o aluno possa vir a assumir sua posição na sociedade.
A estrutura curricular foi estabelecida de acordo com a BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e adaptada para garantir o desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos com deficiência intelectual.
Além da adaptação da BNCC, a Escola – Núcleo Aprendizagem e Desenvolvimento organiza o Plano de Ensino dos alunos individualmente. Visa atender as diferenças individuais em decorrência das particularidades do desenvolvimento, garantindo que elas sejam atendidas.
Para que seja viabilizada essa proposta, a edição do material pedagógico e didático, considera não só as necessidades cognitivas, bem como os interesses pessoais, o que torna esse material significativo para cada um. Desta forma, pensamos e propomos atividades que atinjam os diferentes alunos. Salienta-se ainda que a edição é realizada pela Escola com a orientação dos profissionais responsáveis.
Campos de Experiências:
Habilidades socioemocionais
Elas perpassam o dia a dia das interações escolares, buscando alcançar relações interpessoais de qualidade, considerando a singularidade de cada aluno.
Áreas do conhecimento
Linguagens
1. Língua Portuguesa
Linguagem Oral: desenvolver e ampliar a linguagem oral em seus aspectos expressivos e compreensivos, seja através da fala ou do recurso da ferramenta da Comunicação Suplementar Alternativa quando necessário. Esse trabalho é complementado pelas aulas de contação de histórias, conto mítico, atualidades e teatro.
Línguagem Escrita: dar continuidade ao desenvolvimento da linguagem oral, visto que fazemos parte de uma sociedade letrada, portanto a leitura e escrita são favorecedoras de condições de interação em um contexto social mais amplo. O trabalho envolve: processo de alfabetização, produção de texto coletivo e leitura literária.
2. Arte
Proporcionar meios para que aconteça a sensibilização para as artes, aguçando os sentidos, bem como trazendo vivências em artes plásticas.
3. Educação Corporal
Experimentar maneiras de utilizar seu corpo, seus gestos e movimentos, e aprender a partir da própria forma corporal / pessoal é o principal norte dessa área. As experiências, todavia, são acompanhadas de intencionalidade educativa, ampliando as possibilidades de aprendizagem. Para desenvolver e acompanhar os processos disparados nas nossas práticas, utilizamos os conceitos do Método Corpo Intenção, que tem influenciado o desenvolvimento do nosso trabalho. Atualmente, nossa equipe conta com alguns terapeutas e educadores Alfacorporal, que vêm fazendo a ponte entre essa metodologia e a escola. Desta forma, introduzem conceitos e práticas no trabalho com os alunos, que contribuem para o fortalecimento da capacidade própria de cada um aprender, com suas respostas vivas, através de um olhar mais complexo para as interações e intervenções.
As aulas de Educação Corporal são pensadas para atender as necessidades físicas, emocionais, cognitivas e comportamentais. As diversas práticas, podem acontecer em formato individual ou coletivo.
Outras práticas corporais:
O currículo das práticas corporais é diverso, dinâmico e potente e tem como objetivo cuidar de um corpo singular.
4. Tecnologias digitais
Oferecer condições para que o aluno vivencie experiências com recursos tecnológicos (computadores, tablets, celulares e quadro interativo) que permitam a aproximação com a linguagem tecnológica, alcançando o manuseio das ferramentas básicas, uma vez que esses instrumentos estão integrados culturalmente nas sociedades letradas. Além disso, contribui no desenvolvimento cognitivo e fixação de conteúdos curriculares, bem como visa o trabalho com os recursos da Comunicação Suplementar Alternativa.
Matemática
Garantir oportunidades para que o aluno possa construir noções aritméticas presentes no cotidiano como: noções espaciais, temporais, quantitativas, assimétricas, atributos dos objetos, operações cognitivas de associar, agrupar, sequenciar e seriar. Além de estimular as noções perceptuais e funções executivas.
Ciências Humanas
Através de recursos pessoais, de vivências e de pesquisas, pretende-se que o aluno se aproprie da linguagem das Ciências Humanas – História e Geografia, para que possa entender o mundo em que vive, estando mais instrumentalizado para resolver os problemas que enfrenta no dia a dia.
Ciências da Natureza
Através de recursos pessoais, de vivências e de pesquisas, pretende-se que o aluno se aproprie da linguagem das Ciências Naturais para que possa conhecer e entender o mundo em que vive estando instrumentalizado para resolver os problemas no dia a dia.
A organização do ensino está estruturada em módulos e de forma flexível. O trabalho será desenvolvido considerando intervenções individuais e coletivas.
Após o contato das famílias com a Escola, os candidatos passam por uma observação diagnóstica, visando o levantamento de suas competências, para que sejam elaboradas propostas que atendam às suas necessidades.
Os grupos são formados por no máximo 8 (oito) alunos, sendo a proximidade do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo, o critério norteador para a organização dos agrupamentos.
O princípio teórico que orienta a forma de avaliação do processo ensino-aprendizagem, pauta-se no referencial sócio-histórico de Vygotsky.
A avaliação na Escola Núcleo é realizada de forma contínua, prevalecendo os aspectos qualitativos, em que respeita o ritmo individual de cada aluno, e considera seus aspectos sociais, afetivos e cognitivos. Ela constitui-se também, em instrumento para reorientar a prática educativa.
Ao final de cada semestre, são agendados encontros entre pais e profissionais, objetivando a troca de informações a respeito do trabalho realizado pelo aluno.
A equipe está aberta para receber os pais sempre que houver necessidade. Solicitamos apenas agendamento prévio.
A equipe do Núcleo – Aprendizagem e Desenvolvimento acredita ser importante manter encontros regulares com os profissionais que acompanham nossos alunos, buscando um diálogo constante e o estabelecimento de parcerias.
Matutino: 8h30 às 12h30
Vespertino: 13h30 às 17h30
A proposta da Educação Profissional deve manter consonância com os princípios educacionais da Escola Núcleo respeitando, a condição de SER do nosso aluno e suas reais possibilidades. Desta forma, os cursos oferecidos levam em consideração os desejos, as aptidões, as possibilidades cognitivas e socioafetivas de cada aluno. A organização flexível dos cursos garante a ampla acessibilidade formativa dos alunos, viabilizando atividades de trabalho que sejam compatíveis e respeitem as peculiaridades de cada pessoa.
Possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades individuais que assegurem ao aluno, qualificação para o trabalho.
O ingresso do aluno no curso de Educação Profissional acontece quando aluno, família e escola entendem que o aluno pode se beneficiar desta aprendizagem. As aulas, que acontecem no período vespertino, podem ser individuais, ou mesmo em grupos, a depender do cargo em que o aluno será qualificado.
O currículo, o conteúdo e a metodologia de cada curso são construídos a partir da realidade objetiva do aluno. Para isso, é discutido com o aluno e sua família seus desejos e suas possibilidades para que se possa fazer um levantamento das aptidões, e assim, construir o perfil do trabalho no qual ele será qualificado.
O curso está constituído para atender não só os alunos da Escola Núcleo – Aprendizagem e Desenvolvimento, mas também alunos da comunidade.
Diretora Escolar
Coordenadora Psicopedagógica
Coordenadora da Área de Ed.Corporal
Coordenadora Pedagógica
Psicóloga Educacional
Coord. de Edição de Mat. Ped. e Tec. Digital
Coord. da Com. Alternativa Aumentativa - CAA
Alessandra Guedes Vieira
Natasha Lacerda
Priscila Criscuolo Peçanha
Sueli de Paula Coelho
Celina Gusmão
Fábio Félix
Letícia Pereira Barbosa
Melany Kern
Rodrigo Scarpelli
Thais Aurichio
Daniela Vilela do Carmo – Fisioterapia
Victor Hugo Souza Amaral – Pedagogia
Elizangela A. de Oliveira
Eduardo Mendes da Cruz
Josefa Maria de Souza
Robson Alves da Silva
Rosana Campos Ribeiro
Shirley Gonçalves Soares
Thiago Luiz Guardino da Silva
iadhec@iadhec.com.br
11 3845 9988 | 11 97146 2479
R. Lourenço Castanho, 72 – antigo 92 – Vila Nova Conceição – São Paulo – SP, 04507-110