Teclado para pessoas com deficiência ganha prêmio de Herói Empreendedor

Prêmio de Herói Empreendedor

Um teclado feito para pessoas com limitação de movimentos e de coordenação motora venceu prêmio de Heróis Empreendedores nos Emirados Árabes. O teclado foi desenvolvido por ex-alunos da Universidade Federal de Minas Gerais e superou mais de outros 800 projetos de 58 países no último dia 12 de dezembro.

Segundo a UFMG, o prêmio Entrepreneur Hero (Herói empreendedor, em português) foi entregue na EdTech Innovation Start-up Competition 2018, evento em que foram apresentadas tecnologias para ecossistemas educacionais.

O teclado faz parte de um conjunto de soluções para o uso do computador por pessoas com limitação de movimentos e de coordenação motora. Esses projetos vêm sendo desenvolvidos desde 2013.

O Teclado Inteligente Multifuncional TiX oferece os recursos de um teclado convencional por meio da combinação de teclas gigantes, que podem ser tocadas por qualquer parte do corpo. Além disso ele é compatível com um sensor de piscadelas, viabilizando a comunicação para indivíduos que só dispõem do movimento dos olhos.

No TiX são 11 botões grandes e coloridos, espaçados e sensíveis ao toque. O acionamento de dois desses botões em sequência equivale a uma das teclas do teclado convencional. A ideia de que é muito mais fácil apertar dois botões no TiX para pessoas com deficiência severas do que acertar um único ‘alvo’ no teclado convencional. Também é possível com uma sequências de toques mudar a função do teclado para que ele possa operar o mouse.

Para mais informações sobre o projeto clique aqui!