Jovem com Síndrome de Down

estuda e empreende no ramo da gastronomia

Fred Carvalho Filho, mais conhecido pela família e amigos como Fredinho, é um jovem de Natal com Síndrome de Down que estuda gastronomia e já empreende no ramo. 

Sempre sorridente, o rapaz de 19 anos é apaixonado por cozinha desde os 14 anos. Hoje, está cursando o 2º ano de gastronomia com o apoio de seu pai. Sua mãe foi quem o incentivou desde a adolescência: “O pai dele e eu queremos que ele se vire, seja independente para quando a gente não estiver mais aqui. Por isso, ensinei a cozinhar e ele começou a gostar”. 

O primeiro prato que Fredinho aprendeu a fazer foi ovo frito, mas hoje em dia já desenvolve uma culinária mais avançada. Sua preferida, atualmente, é a culinária italiana. “Eu gosto de fazer muitos molhos. Molho de tomate e molho branco. Eu faço molho pesto com meu pai, eu tiro as folhinhas do manjericão e ele tritura”, relatou. 

O gosto por molhos foi o que lhe deu a ideia de começar a fazê-los para comercializar. Em breve, os produtos estarão disponíveis para encomenda por meio da nova marca, “Fredíssimo”. Antes mesmo de lançá-la oficialmente, Fredinho já está ganhando notoriedade por causa de sua veia empreendedora. Inclusive tem participado de lives sobre empreendedorismo social no Instagram.

O sonho de Fredinho é ter um restaurante de culinária italiana, e para ele, a venda de molhos inaugura sua jornada para ser um chef. Para todos os jovens que têm o sonho de empreender, Fredinho deixa um recado: “Tenham foco, força de vontade e determinação”.

 

 

Fonte Revista Reação